QUAL A IMPORTÂNCIA DOS CAPELÃES NOS CUIDADOS QUANTO AO STRESS NO LOCAL DE TRABALHO?

Acredita-se que cerca de 1 em cada 4 adultos sofre de alguma má condição em sua saúde mental. Essa crise, relacionada à esse tema, está crescendo à medida que as pessoas sofrem de stress, transtornos de ansiedade, burnout e desconforto emocional.

Como empregador, cremos que você quer o melhor para seus funcionários e que eles prosperem, enquanto trabalham para você; mas nem sempre isso acontece. Foram colocadas algumas barreiras na sociedade, que nos impedem de falar sobre nossos problemas; mas, é certo que, por isso mesmo, um capelão na empresa pode beneficiá-lo.

COMO É FORMADO UM CAPELÃO?

Capelães são cpacitados para lidar com diferentes situações e prestar cuidados a diferentes pessoas. Os estudos, cursos e treinamentos diferentes, ministrados nos Seminários onde os capelães são formados, além da busca de conhecimentos adicionais e formação contínua, dão a eles a base necessária para enfrentar essas demandas e situações de crise.

Mas, a formação de nossos capelães é baseada, ainda, nas experiências práticas do pastoreio de pessoas. Há um constante trabalho com vistas à atualização de conhecimentos de nossos capelães, visando que eles sejam capazes de prestar cuidados de qualidade nas demandas da vida.

COMO ELES SE CUIDAM

Devido ao treinamento que um capelão recebe, eles tornam-se qualificados para ajudar pessoas com problemas vivenciais que podem surgir, também, no local de trabalho. Mesmo que um funcionário não sofra com problemas de saúde mental, mais de 90% das pessoas acreditam que deveria haver um sistema para ajudá-los quando precisarem.

Muitos funcionários sentem-se desconfortáveis em ir até o RH por algum problema que tenham; eles sentem receio de que a situação piore, ou que sejam demitidos por se ‘abrirem’. Infelizmente, isso pode ter ocorrido em algumas empresas diferentes, e assim não é surpresa que muitos tenham medo de falar abertamente.

Um capelão trabalha separadamente da empresa, de tal forma que os funcionários passam a ser mais propensos a falar com eles sobre tudo o que lhes vai no coração. Essa liberdade de falar, sem medo de consequências desagradáveis, muitas vezes é tudo o que eles precisam. Um espaço seguro para desabafar suas preocupações e demandas sem constrangimento ou vergonha.

CUIDADOS DE SAÚDE NA SUA PLANTA

Garantir um ambiente saudável para seus funcionários é, provavelmente, ou deveria ser, uma de suas grandes prioridades. Nos últimos anos, alguns empregadores estão entendendo a importância de garantir que o ambiente de trabalho seja saudável, tanto física como mentalmente, em benefício de seus funcionários.

As ausências ao trabalho, devido a problemas de saúde mental, faz com que cerca de milhares de pessoas deixem seus empregos a cada ano. Trabalhar com um capelão pode ajudar na redução do absenteísmo e dos desgastes por ele provocados, e com isso, vai ajudá-lo a manter seus bons funcionários por muito mais tempo. A diminuição no turn-over beneficia você, por manter o know-how e evitar custos com demissão, admissão, treinamento e consequente baixa qualidade. Isso beneficia também seus funcionários, por proporcionar a eles um ambiente pacífico e estável para todos os que nele estão envolvidos.

Existem benefícios em ter um capelão trabalhando dentro de sua empresa, e a saúde mental é um tema bastante atual agora para muitas empresas. Ao fornecer à sua equipe um espaço livre de julgamentos para que compartilhem de suas preocupações, você estará contribuindo para a nova onda de compreensão e compromisso com um ambiente de trabalho saudável e feliz. A nossa saúde mental e nossas necessidades espirituais, geralmente estão interligadas, e ficamos felizes em aconselhar e orientar pessoas em seus problemas e demandas.

No ministério Marketplace Chaplains/USA, existem décadas de experiência no fornecimento de capelães para o local de trabalho; isso também está ocorrendo na ‘Capelania Empresarial +1’.

Se você deseja obter mais informações sobre como nossos serviços de Capelania Empresarial seriam um complemento especial para sua empresa, entre em contato conosco hoje pelo e-mail capelania.empresarial@gmail.com