VALORES EM CONSTRUÇÃO – Ali atua um Capelão Escolar

Projeto Valores em Construção

A educação é a melhor ferramenta que temos para transformar a sociedade. Considerando o futuro da nossa nação que são as crianças e adolescentes, temos em seu ambiente de aprendizagem um meio interessante para exercer influência e levá-los a uma transformação de pensamento.

Como são váriosos aspectos necessários para uma formação integral de um indivíduo, como os de cunho social, físico, psicológico, cognitivo moral, transcendental e emocional (plenitude), utilizamos destas lacunas que muitas vezes existem para exercer o trabalho do Projeto Valores em Construção. No ano de 2010, nossa pioneira e atual coordenadora, Rosemarie Ens Epp, conheceu o Projeto Construindo Valores que já era ministrado na cidade de Curitiba.

Desde então, seu coração se encheu de alegria e movação para iniciar o projeto também na cidade de Palmeira, onde vive com sua família. Foi no ano de 2011 que tímidamente, Rose e algumas amigas convidadas, apresentaram o projeto em uma pequena escola municipal no interior de Palmeira com o intuito de atender a escola como um todo, auxiliando professores e estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Este foi o pontapé inicial que confirmou ao corajoso coração de Rose que ela estava fazendo a coisa certa no lugar certo. Com o passar dos dias, o projeto ficou rapidamente conhecido pelas demais escolas da cidade, surgindo assim, diversos convites para que pudéssemos levar os “valores” para suas salas de aula. Já em 2018, sentindo a necessidade de expandir e dar cotinuidade aos ensinamentos após o 5º ano, começamos então a planejar e sonhar com as aulas também nas escolas estaduais do 6º ano ao 3º ano do ensino médio.

Aceitamos este desafio e junto com ele a responsabilidade de criar um material didático e físico para que estes “novos alunos” tenham maiores oportunidades de aprendizado e desenvolvimento em cada tema e valor abordado. Este material foi pensado, sonhado, desenvolvido e confeccionado com todo carinho para você que está lendo-o neste momento. Hoje o projeto está presente em todas as escolas públicas do município de Palmeira – PR, cidade próxima a grande Curitiba, tanto municipais quanto estaduais, iniciando no ano de 2020 também nas escolas privadas. O amor é o cerne do projeto e o que leva-nos a estar com os estudantes toda semana disseminando valores e princípios importantes e que vão ajudá-los por toda a sua vida. Escola, família, comunidade e órgãos públicos juntos contribuindo para a formação do indivíduo. Assumimos que a grandeza desse projeto pouco se faz pela grandiosidade humana e em muito por razões divinas. Acreditamos também que a atitude de sempre prosseguir, mesmo diante de muitos desafios e barreiras, acreditando em um Brasil melhor é o que nos move e nos
levará a ajudar na transformação dessa geração.

Ninguém melhor para ser o Capelão desta instituição que o Pastor Adriano Cruz, mestre em Capelania Escolar, e também Capelão Empresarial com contribuição em diferentes empresas de Curitiba e São Paulo. O Adriano é pastor menonita e trabalha fortemente ligado à Rádio Transmundial.