AUTORIDADE? DE QUEM?

“Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores…”   Rm 13.1a

A Palavra de Deus nos diz claramente que “toda” autoridade é constituída pelo Senhor do Universo, tanto as boas como as más[1]. Os dois primeiros versículos do capítulo treze da carta de Paulo aos Romanos dizem: “Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade, resiste à ordenação de Deus …”  Assim, não restam dúvidas quanto à este assunto! Sugiro, portanto, que vocês leiam os sete primeiros versículos deste capítulo para conhecerem mais sobre o que Deus quer de nós com relação à obediência às autoridades.

Referente a este tema, Jesus Cristo nos deu o exemplo quando obedeceu a uma autoridade que nós sempre classificamos como má e descrente: Pôncio Pilatos. Leiam em João 19:7-11, onde está registrado o seguinte: “Responderam-lhe os judeus: Temos uma lei e, de conformidade com a lei, ele deve morrer, porque a si mesmo se fez Filho de Deus. Pilatos,  ouvindo tal declaração, ainda mais atemorizado ficou, e tornando a entrar no pretório, perguntou à Jesus: Donde és tu? Mas Jesus não lhe deu resposta. Então Pilatos o advertiu: Não me respondes? Não sabes que tenho autoridade para te soltar, e autoridade para te crucificar? Respondeu Jesus: Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fosse dada …”       

      Assim, fica claro para nós que toda autoridade é dada por Deus, é permitida por Ele! Por outro lado, nós sabemos que as autoridades agem nas diversas áreas do nosso relacionamento humano tal como na política, no cumprimento das leis, na igreja, na escola, na segurança pública, na família, etc.

A nós cabe reconhecer e aplicar o que a Bíblia nos ensina.

Americana, 13 de Setembro de 1996

 

Romanos 13

1 Obedeçam às autoridades, todos vocês. Pois nenhuma autoridade existe sem a permissão de Deus, e as que existem foram colocadas nos seus lugares por ele.

2 Assim quem se revolta contra as autoridades está se revoltando contra o que Deus ordenou, e os que agem desse modo serão condenados.

3 Somente os que fazem o mal devem ter medo dos governantes, e não os que fazem o bem. Se você não quiser ter medo das autoridades, então faça o que é bom, e elas o elogiarão.

4 Porque as autoridades estão a serviço de Deus para o bem de você. Mas, se você faz o mal, então tenha medo, pois as autoridades, de fato, têm poder para castigar. Elas estão a serviço de Deus e trazem o castigo dele sobre os que fazem o mal.

5 É por isso que você deve obedecer às autoridades; não somente por causa do castigo de Deus, mas também porque a sua consciência manda que você faça isso.

6 É por isso também que vocês pagam impostos. Pois, quando as autoridades cumprem os seus deveres, elas estão a serviço de Deus.

7 Portanto, paguem ao governo o que é devido. Paguem todos os seus impostos e respeitem e honrem todas as autoridades.