… SEJA FEITA A SUA VONTADE

“Nem todo que diz: “Senhor, Senhor!” entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está no céu.”   Mt 7:21

É verdade dizer que milhões de homens e mulheres têm repetido estas palavras sem ter a mínima idéia do qual seja a vontade de Deus. É ainda mais sério pensar que muito mais pessoas as tem repetido, sem nenhuma intenção de que a vontade de Deus seja feita, embora conheçam-na. Muitos de nós não consideramos com seriedade o que dizemos quando repetimos estas palavras, no entanto a vontade de Deus e a “sua prática são as mais importantes atividades” em toda época e em todo o mundo.

Para fazer a vontade de Deus, é preciso, em primeiro lugar, conhecê-la. Esta é tão grande e tremenda que abrange o universo todo e todas as suas minúcias. A vontade de Deus se manifesta desde a precisão matemática dos imensos sistemas estelares do espaço exterior até as forças incalculáveis do interior do núcleo de um átomo. Porém a mais sublime e notável demonstração dessa  vontade foi a vinda do Senhor Jesus Cristo, demonstrada também na Sua família, o grupo de crentes que é a Igreja Invisível. A vontade de Deus encontrou suprema realização quando criou a raça humana, mas o perfeito relacionamento desta com Deus foi quebrado pela vontade do homem“. Foi então que,  pela vontade de Deus, Seu Filho tomou a forma de homem e veio viver entre nós para nos religar à Ele.

Muitos pensam que a vontade de Deus se expressa completamente nos Dez Mandamentos, mas não é assim. Há muitas passagens que nos dão outras instruções e a vontade de Deus se manifesta sobre assuntos diários: o que devemos comer e beber; como deveríamos usar a inteligência e o pensamento;  como trabalhar e gastar o dinheiro, como tratar a esposa, os filhos, os pais e o “próximo”. Somos instruídos sobre obediência às leis, pagamento de impostos, emprestar ou tomar emprestado, falar demais, sexo benéfico e saudável e muitos outros assuntos. É natural pensar que, se temos que saber a vontade de Deus, precisamos ler o livro no qual “ela foi expressa”. Nós porém, com excessões, não gostamos de ler a “Palavra de Deus”. Neste ponto erramos, pois todas as orientações para a nossa conduta, constituem “a vontade de Deus” para vidas felizes e de sucesso. Erramos por não ler o “Manual do Fabricante” (Mt 22.29), e a nossa máquina certamente funcionará com muitos e graves defeitos. Evidente que não é suficiente buscar e estudar a Palavra e conhecer a vontade de Deus; é preciso sujeitar-se a ela e praticá-la!

Uma coisa é ter consciência de tudo isso, outra coisa é descobrir no dia a dia qual é a vontade de Deus em nossos momentos de decisão. Aqui estão sete roteiros que nos ajudarão a fazer a vontade de Deus:

  • 1- A sua decisão está em perfeita concordância com a vontade de Deus expressa na Bíblia? Se sua resposta for positiva, tudo bem; se não for então não continue.
  • 2- Você já se esteve em situação semelhante antes? Se a resposta for positiva, responda: O que Deus lhe mostrou como sendo a vontade Dele? Se cometeu um erro, não repita!
  • 3- Se a decisão é difícil e além de sua capacidade, procure um conselho sábio de pessoas que tenham comunhão com Deus e que saibam como descobrir a vontade do Pai!
  • 4- Mantenha o assunto sob oração sincera. Peça a Deus que, pelo Seu Espírito, mostre claramente uma profunda certeza do que for certo fazer!
  • 5- Nosso Pai nos deu sabedoria prática e edificante, a qual Ele espera que usemos, mas nós a ignoramos. Use-a!
  • 6- Aguarde, e espere ver os acontecimentos ao redor dessa situação mudarem de tal maneira que possam influenciar sua mente determinando qual seja a vontade de Deus. O tempo se incumbe de muitas decisões e nós somos propensos à impaciência e à pressa!
  • 7- Espere isso enquanto o tempo passa. Os caminhos se abrirão ou se fecharão para você seguir. Isso deve ser acompanhado por um sentido de aceitação e alegria de que você está consciente da vontade de Deus, e de que será feliz ao fazê-la.