AUTORIDADE? DE QUEM?

“Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores…” Rm 13.1a

A Palavra de Deus nos diz claramente que “toda” autoridade é constituída pelo Senhor do Universo, tanto as boas como as más. Os dois primeiros versículos do capítulo treze da carta de Paulo aos Romanos diz: “Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade, resiste à ordenação de Deus…”. Assim, não restam dúvidas quanto à este assunto; sugiro, portanto, que vocês leiam os sete primeiros versículos deste capítulo 13, para conhecerem mais sobre o que Deus quer de nós com relação à obediência às autoridades.

Jesus Cristo nos deu o exemplo quando obedece a uma autoridade que nós sempre classificamos como sendo má e descrente: Pôncio Pilatos. Tomem conhecimento, pois em João 19:7-11 está registrado: “Responderam-lhe os judeus: Temos uma lei e, de conformidade com a lei, ele deve morrer, porque a si mesmo se fez Filho de Deus. Pilatos, ouvindo tal declaração, ainda mais atemorizado ficou, e tornando a entrar no pretório, perguntou à Jesus: Donde és tu? Mas Jesus não lhe deu resposta. Então Pilatos o advertiu: Não me respondes? Não sabes que tenho autoridade para te soltar, e autoridade para te crucificar? Respondeu Jesus: Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fosse dada…”.

Assim o que fica claro para nós todos é que a autoridade é dada por Deus, é permitida por Ele! Por outro lado, todos sabemos que as autoridades agem nas diversas áreas do nosso relacionamento humano, tal como na política, no poder judiciário e cumprimento das leis, na igreja, na escola, na segurança pública, na família, etc. A nós cabe reconhecer e aplicar o que a bíblia nos ensina…

Americana, 13 de setembro de 1996