OBEDIÊNCIA AOS PAIS

Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.”  Ex 20.12

A obediência aos pais é a base para um relacionamento harmonioso no lar. Além disso, é ordem divina, como está escrito na Bíblia: Filhos, obedecei a vossos pais, no Senhor, pois isso é justo. Honra a teu pai e tua a mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra” (Ef  6.1-3).

Já sabemos que toda autoridade provém de Deus e nestes versículos de Efésios a autoridade dos pais sobre os filhos fica muita clara e explícita. Mais que isso, a orientação divina é que além de obedecer a seus pais, os filhos precisam honrá-los, e honrar é diferente de obedecer, honrar vai muito além.

Segundo o Dicionário Aurélio de língua portuguesa, honrar é o mesmo que dignificar, enobrecer, estimar, respeitar, acatar, lisonjear, considerar e reconhecer a retidão.  Assim, a ordem de Deus para com os filhos (nós também somos filhos, enquanto somos pais) é muito mais ampla do que simplesmente obedecer.

Quanto à obediência, o versículo que lemos em Efésios 6 diz que os filhos devem obedecer aos pais “no Senhor”. Portanto o relacionamento de pais e filhos deve ser permeado pela vontade de Deus que necessita ser manifestada tanto nos filhos como também nos pais. De forma muito coerente, a constituição da “Igreja Presbiteriana do Brasil” diz que é obrigação dos seus membros obedecerem a seus líderes enquanto eles “forem fiéis” à Palavra de Deus. Sábia essa decisão já que muitos “servos” do Senhor muitas vezes não são fiéis à sua Palavra.

A obediência aos pais é preciso que seja “no Senhor” mas quanto a honrá-los o texto bíblico não coloca condição alguma. A honra devida aos pais é incondicional, portanto devemos honrá-los em quaisquer situações. Sejam os pais bons ou não, merecem honra. Esta ordem por outro lado traz uma promessa procurada por muitos: vida longa e com todas as coisas andando bem!

Americana, 14 de Setembro de 1996