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SERVIÇOS INICIAIS
O Capelão visita a empresa e, na medida do permitido, vai até cada funcionário em seu posto de trabalho e busca relacionar-se com este, sempre de forma empática e proativa, colocando-se à disposição para uma conversa mais objetiva ou mesmo, uma oração. A frequência das visitas poderá variar de acordo com as necessidades ou decisão do empresário, podendo ser semanal, quinzenal, mensal ou até mesmo diária. As visitas podem ocorrer em horários diferentes no caso de empresas que atuem em turnos; podem ser também orientadas para determinadas áreas da empresa, como por exemplo, produção, administração, vendas ou outra determinada.
O Capelão, além da visita ao posto de trabalho, neste caso conduz uma reflexão dirigida a um grupo de funcionários. Essas breves reflexões podem acontecer com diversos grupos pequenos ou com todos os funcionários, isso conforme seja combinado com a empresa. As reflexões, as quais chamamos ‘Dedinho de Prosa’, também poderão ser focadas conforme o grupo, com temas adequados para o piso de fábrica e outros, diferentes, para os supervisores e administrativos. Além da ‘prosa’ sobre o tema escolhido, os funcionários recebem um flyer com a apresentação do assunto e têm à sua disposição um mural com tema afixado. Após as reflexões poderão ser distribuídos outros tipos de literatura, conforme combinação prévia e desejo dos envolvidos. As reuniões de ‘Dedinhos de Prosa’ são de livre participação dos funcionários; ninguém é constrangido a participar e nelas não se trata de ‘religião’, embora abordem a espiritualidade bíblica.
O Capelão, após a visita aos postos de trabalho, ou após as reuniões de ‘Dedinho de Prosa’ permanece na empresa, por um tempo necessário e adequado, em sala indicada pela empresa, com a finalidade de atender pessoas que o busquem para falar pessoal e confidencialmente.
O Capelão, além das atividades no local de trabalho da empresa, visita as famílias de funcionários que o convidem, seja para estabelecer melhores relacionamentos, para atender demandas de aconselhamentos na área familiar ou para atendimento a familiares acamados, ainda que seja em hospitais. O capelão está capacitado também para atender a cerimônias fúnebres e para o acompanhamento do luto. Outra atividade onde o capelão pode atuar são as cerimônias de casamentos de funcionários que para isso o convidem.
O Capelão pode participar de Eventos institucionais organizados pela Empresa, tal como SIPAT’s, Festas Juninas, Cerimônias Religiosas, Dia Uno, Day Camp, Acampamentos, Retiros e outros mais, desde que seja avisado e que possa preparar-se para o evento em questão.
SERVIÇOS ESPECIAIS
O Capelão pode promover campanhas internas de conscientização, abordando temas relevantes como Família, Drogadição, Sustentabilidade, Segurança, Felicidade Pessoal, Qualidade Total, Depressão, Saúde e outros mais. Esses temas são tratados na campanha com auxílio de cartazes, banners, literatura adequada, pequenos mimos e outros meios atrativos de comunicação. Ajudar na criação de Jornal Interno, boletins de avisos ou escrever artigos de interesse comum para estes meios de comunicação, podem ser objetos do trabalho do Capelão.
O Capelão, desde que preparado para a função, pode acompanhar os novos funcionários em seu primeiro dia na empresa, falando a eles sobre as Políticas da Empresa, normas e equipamentos de segurança no trabalho, indicação dos lugares de uso comum na empresa como restaurantes, vestiários, grêmio e tantos outros, ou mesmo da prática da Capelania Empresarial, conforme sejam estabelecidos pela empresa. Essa prática evidencia o cuidado da organização para com o ser humano que inicia sua carreira naquela unidade.
Empresas há que têm serviços como Bibliotecas e Videotecas para servirem aos funcionários. Os capelães poderão ajudar na organização destes ambientes e cuidar deles no que tange à distribuição dos benefícios aos funcionários e seus familiares.
A ‘Associação +1 Capelania Empresarial no Brasil’ está capacitada para oferecer palestras e cursos de interesse das empresas associadas, abordando temas motivacionais em diversas áreas da vida como Finanças no Lar, Liderança, Crises Pessoais, Esperança, Fé, Ecologia, Comunicação, Espiritualidade no Ambiente do Trabalho, Auto Estima, Qualidade de Vida e outros também relevantes.
Pesquisa e distribuição de literaturas e materiais de apoio que abordem temas de interesse geral como Saúde, Felicidade na Família, Ética, Hábitos e Costumes ou outros elencados e que sejam apropriados para a comunidade da empresa, pode ser um serviço do Capelão.
A Associação tem possibilidade de desenvolver cursos de interesse da empresa nas áreas da Liderança, Ética, Zona de Conforto, Planos de Ação Pessoal e outros.
A Associação pode disponibilizar capelães para trabalho em tempo integral na empresa, permanecendo este ligado no organograma dos Recursos Humanos (RH) e recebendo orientação da própria Associação. Empresas há que têm funcionário com esta atuação, apresentando bons resultados decorrentes; neste caso, o Capelão poderá ser um colaborador nas ações da Assistência Social.
A pedido de empresa, o Capelão poderá representá-la junto a Fornecedores e Clientes em ocasiões especiais, proferindo palestras ou participando de eventos institucionais. Neste caso exerceria as funções de um embaixador da própria empresa, apresentando-se como seu Capelão. Falar em público como porta voz da empresa, sempre que solicitado a isso, pode ser um trabalho do Capelão.
Providenciar correspondências aos envolvidos conforme o caso, sejam de Preocupação, Condolências, Avaliação ou de Parabéns, sempre assinadas pelo Presidente de Companhia, Gerente ou Supervisor seria uma tarefa apropriada ao Capelão; enviar cartas aos funcionários cumprimentando-os em datas especiais, também.